top of page

Os Serviços de Acção Social da UC iniciaram uma campanha publicitária enganosa, via facebook, cujo slogan é “Sabores de sempre por um preço fixo”! Porém, rapidamente ocorreu-me um flashback. Perante esta reflexão sou levado a identificar vários erros de funcionamento dos serviços 
sociais. Tenho de repudiar todo o conjunto de administração, liderado pela timoneira Regina Bento, e ainda a postura fria e desumana da equipa reitorial, in http://www.acabra.net/artigos/cortes-iminentes-na-ao-social-da-uc (Margarida Mano). No entanto, gostaria de salientar a dedicação e o árduo trabalho,  em prol dos SASUC, desenvolvido pelos Estudantes-Trabalhadores e pelos Funcionários Comuns (confeccionam refeições, limpam os espaços universitários, tratam dos processos de bolsas/alojamento). 
É de domínio público as declarações irrisórias proferidas pela administradora e os seus ajudantes aos órgãos de comunicação social, principalmente Cabra e RUC, o que me leva a colocar as seguintes questões. Há quanto tempo não adquirires um prato social, onde o prato principal é composto por um destes elementos - salmão, bacalhau, lulas, pato, fêveras, frango, peru, sardinha, bife de seitan, ou até mesmo de pratos como rancho ou feijoada – em vez das carnes picadas, carapaus, abróteas e fiambres à la carte? Quem se lembra de ir às “Baguetes” e comprar uma lata de Coca-Cola ou Pepsi, em vez de um refrigerante da marca DIA? Sabias que não existe in loco muitos dos ingredientes que te 
“oferecem” para elaborares um prato do menu Pastas Negras (custa 5€, pergunto-me onde está a capacidade gerir destes génios!)? Quantas vezes, no último ano, foram às “Baguetes” e não haviavegetais, a não ser cebola e cenoura? Sabias que a arrogância desta administração dos SASUC é de tal ordem que nunca houve nenhuma reunião, nem uma palavra de apreço, com os Estudante-Trabalhadores (nos quais eu me incluía, desde 2009, e que vimo-nos ser retirado o acesso à época especial de exames)? Sentiste que os Funcionários Comuns apresentam sinais de desmotivação? Quanto tempo esperas para marcar uma consulta de especialidade nos serviços médicos? Consegues ter tempo para almoçar nas cantinas, devido às filas? Já reparaste da originalidade do prato social, os mesmos ingredientes ao almoço e ao jantar? Sabias que é quase impossível aos cozinheiros cumprir a ementa semanal do prato social, devido à falta de géneros alimentares? Quantas vezes já foram enganadas com o prato social, tortilha sem recheio ou carbonara inundada em natas para disfarçar a falta de bacon?
Tenho a noção que vivemos tempos difíceis, mas nada justifica estes erros de gestão causados pela administração. Contudo, existem elementos capazes de levar a bom porto a gestão dos serviços sociais, de forma a torná-lo abrangente a toda a comunidade universitária como foi até há bem pouco tempo. Ainda sou do tempo em que as pessoas que administravam os SASUC, e muito bem, eram pessoas que subiam a pulso dentro do organograma, como foi o caso do Doutor Luzio Vaz - para quem desconhece, foi Estudante-Trabalhador e mais tarde tornou-se no mais ilustre Administrador que os SASUC já tiveram. 
Estou certo do caminho errado que os serviços levam, muita coisa mudou com a chegada desta administração. Não se pense que não haverá mais cortes, basta analisar o caso da lavandaria, das cantinas, das condições das residências e das repúblicas, da diminuição do fornecimento alimentar às repúblicas, dos serviços médicos, da secção de textos.
O meu prazo de colaborador, que é um termo que me enoja, pois deveria ser trabalhador, findou. Foram 4 anos e dois meses onde fritei, cobrei, limpei e, principalmente, confeccionei milhares de baguetes. Olhando para trás, orgulho-me daquilo que fiz e dos laços amizade que criei com centenas de pessoas, tenham sido clientes ou colegas de trabalho. Agradeço a todos. Espero voltar e encontrar nas unidades alimentares, se possível na cantina amarela, os verdadeiros sabores de sempre e por um preço fixo!

 

Bruno Calhegas, estudante trabalhador dos SASUC, membro da Lista R, última edição d'A Cabra

 

 

 

bottom of page