top of page

Get lots of tips
& ideas on our Eco Blog

Dívidas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não conseguiste pagar? Este ano não estudas.

 

Ano após ano o número de estudantes que não se conseguem matricular por ter propinas em atraso não tem parado de aumentar. As universidades dizem não aguentar mais cortes por parte do Ministério da Educação e quem tem pago a factura? Somos nós...outra vez!

É possível uma Universidade pública funcionar sem dinheiro público? Não.

A reitoria deve tratar os seus alunos como um banco faz com os incumpridores, multando-nos e aplicando juros quando nos atrasamos no pagamento da propina? Não.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos de nós trabalham para poder estudar, pedem empréstimos a bancos, esperam o final do ano para arranjar os 1067€ cobrados pela UC. Não sabemos o dia de amanhã: se temos de arranjar um emprego, se formos despedidos ou se os nossos pais vão ficar desempregados. Faz sentido sermos penalizados por isto?
Para a Lista R a política escolhida pela Universidade é injusta, promove o abandono escolar e não é tida em conta a realidade de um estudante e de um jovem em Portugal, cujo o futuro é uma incerteza. Tal como fazem outras instituições de ensino superior aqui em Coimbra, devia ser permitido o  estudante endividado continuar a estudar.
Um aluno que tenha propinas em atraso vai aos Serviços Académicos e nenhuma justificação serve, é mandado para casa? E se todos os alunos com dívidas se juntassem, este problema seria ignorado? E se todos os estudantes se unissem e exigissem que a reitoria ficasse do nosso lado?
A AAC não pode desistir destes alunos. É preciso pressionar e exigir que a reitoria defenda uma Universidade para tod@s, sem medo, juntando a sua voz à dos estudantes, à dos professores e funcionários. Ou o reitor está do nosso lado contra os cortes na educação ou nós teremos que ser menos brandos do que temos sido até hoje.

O que queremos?
 

Propostas:

- Que os alunos se possam matricular e fazer exames, ainda que tenham propinas em atraso, já neste ano lectivo e válido para os próximos anos.


- Abolição dos juros e da taxas de inscrição.

 

- A abertura de uma época especial de matrícula a iniciar-se no mês de Dezembro para os alunos que não o puderam fazer em Setembro por dívidas à UC, poderem estar inscritos no 2º semestre.

 

- Realização de uma audiência que junte todos os alunos, docentes e funcionários da UC, convocada pelo Reitor  para que haja um posicionamento público e conjunto da UC contra os os cortes na Educação. 

Spend over $50 to receive your free

100% organic

cotton bag.

NEW! Lavender
Laundry Gel

Drop us a line and
get a free sample.

bottom of page